10 dicas de profissionais de informática para proteger os seus dados

1. Utilize um antivírus confiável

O que não falta na internet são opções de antivírus para seu computador. Seja opções gratuitas ou pagas; com uma boa pesquisa, vale a pena deixar sua experiência na internet ainda mais segura.

Uma boa opção no mercado é o Kaspersky Antivírus, que possui uma excelente versão gratuita. Você pode baixar e instalar um antivírus no seu equipamento, utilizando como exemplo o próprio Kaspersky Security Cloud – Free.

Com uma ótima avaliação pelos usuários, oferece um bom nível de proteção mesmo na versão gratuita. As versões pagas, oferecem proteções adicionais e mais ferramentas de proteção, com um custo baixo, o que torna bastante atrativo. 

2. Fortaleça suas senhas

Muitos usuários ainda insistem em senhas óbvias, e fácil de memorizar; deixando assim seus dados mais vulneráveis a hackers. 

O uso de caracteres, frases curtas nada óbvias, ajuda o cérebro a memorizar; quanto mais inusitada a frase ou palavra, mais difícil será de invadir, e mais fácil será de lembrar. 

Fazer analogia de palavras e objetos recorrentes do seu dia a dia, também é uma forma fácil e criativa na hora de criar sua senha.

3. Faça a verificação em duas etapas 

Com a clonagem de dados tão recorrente acontecendo nos últimos anos, ficou mais fácil clonar a sua conta; roubando seus dados, e até mesmo se passando por você, tendo acesso aos seus contatos no seu e-mail e redes sociais, colocando outras pessoas também em risco.

Os invasores podem contatar a sua lista de contatos, pedindo dinheiro, recolhendo informações pessoais e do seu trabalho. A verificação em duas etapas é essencial para garantir sua segurança e do seu dispositivo.

4. Não abra e-mails de contatos desconhecidos

E-mails desconhecidos podem conter malwares e outros tipos de vírus, assim, quando abertos, são capazes de contaminar sua máquina.

5. Não abra links duvidosos

Recebeu um link que parece estranho por WhatsApp ou e-mail? Mesmo que de um contato confiável, na dúvida é melhor não clicar antes de se certificar. 

O próprio usuário que envia, pode estar contaminado e enviando as mensagens sem o próprio conhecimento. Um bom antivírus também vai ajudar nesses casos, mas é sempre bom desconfiar.

6. Coloque senha em suas pastas

O uso de senhas em pastas de arquivos é uma boa alternativa para proteger seus documentos. 

Desse modo, mesmo se o seu computador estiver em risco, seus arquivos estarão mais protegidos.

7. Salve seus documentos nas nuvens

Salvando seus documentos e arquivos importantes nas nuvens, você aumenta a sua segurança e de seus documentos; com a possibilidade de acessar seus arquivos de qualquer lugar, e usando a mesma conta.

Só é necessário ter alguma redundância com arquivos mais importantes, pois em caso de ataques de ransomware, é possível que os dados na nuvem também sejam sequestrados, se estiverem com a conta logada no equipamento infectado. 

8. Atualize o sistema do seu computador

Com atualizações, seu computador coloca em dia todos os aplicativos necessários à sua segurança. 

Desta forma, sua máquina estará mais preparada se precisar combater a futuras ameaças.

9. Assista a conteúdos em sites confiáveis 

A procura do entretenimento nas plataformas de vídeos digitais, sendo em sites de streamers ou no próprio Youtube, aumentou significativamente nos últimos meses.

O uso de sites suspeitos para assistir filmes, contam com anúncios não confiáveis; deixando rastros maliciosos no seu computador; podendo deixar danos irreversíveis, e ainda colocando seus dados em risco.

Assim, opte por sites originais de streamers de filmes e vídeos, como a Netflix e o próprio Youtube.

10. Atenção ao conectar-se em uma rede pública

Ao permitir que seu aparelho se conecte a uma rede Wi-Fi pública, seus dados ficam vulneráveis. 

Por isso, conhecer a rede que está autorizando seu dispositivo ter acesso, é primordial para sua segurança.

Cuidados adicionais com seus dados na internet

Parece ser uma dica óbvia, mas que muitos não fazem.

Verificar a autenticidade de sites, seja de lojas online, ou aplicativos usados para o trabalho, é um passo fundamental para a proteção dos seus dados.

Pesquisar a avaliação de seus consumidores, e pessoas que já passaram pela experiência de uso e compra, é uma boa atitude para decidir se vale a pena usar determinado site ou aplicativo.

Na hora de preencher suas informações, como cartão de crédito ou qualquer outro tipo de informação sigilosa, preste bem atenção a qual site você está confidenciando seus dados.

Qualquer descuido com a segurança dos seus dados pode dar uma baita dor de cabeça, mas seguindo essas 10 dicas, você estará mais protegido.