20 MAIORES EMPRESAS DO MUNDO EM 2022

2022 foi moldado por eventos macroeconômicos desafiadores.

Juntas, muitas das maiores empresas do mundo experimentaram declínios acentuados em participação de mercado.

Ainda assim, algumas empresas em setores-chave tiveram crescimento positivo ao longo do ano. Alguns destaques:

Apesar da crise tecnológica de 2022, impulsionada pelo aumento das taxas de juros e vendas mais lentas, a Apple manteve seu primeiro lugar. Isso se deve em grande parte às receitas recordes e à demanda saudável dos consumidores por iPhones, que representam cerca de metade de sua receita total.

Depois da Apple está a Microsoft. Ao contrário da Apple, a Microsoft enfrentou ganhos mais lentos ao longo do ano devido à menor demanda por computadores pessoais e ao forte impacto do dólar americano.

A gigante do petróleo Saudi Aramco é a terceira maior empresa de capital aberto do mundo, com US$ 1,8 trilhão. É também a única empresa não americana no top 10. Em maio, a empresa estatal tornou-se brevemente a empresa mais valiosa do planeta, com a alta dos preços da energia impulsionando os ganhos.

No geral, 62 empresas das 100 maiores empresas estão sediadas nos EUA, 11 na China e cinco na França.

Não é surpresa que muitas das maiores empresas do mundo sejam participantes do ranking há muito estabelecidos nos mercados globais.

No entanto, dentro do ranking, alguns dos notáveis ​​em ascensão em comparação com 2021 são o UnitedHealth Group, que foi lançado da 19ª posição em 2021 para a 8ª posição este ano e a NVIDIA, que subiu para se tornar a 11ª maior empresa globalmente, acima da 24ª posição no ano passado.

Por outro lado, alguns dos maiores perdedores são Meta (empresa controladora do Facebook) e Alibaba. Meta caiu no ranking para o 26º lugar em 2022, de 6º em 2021. Enquanto isso, o Alibaba já foi o nono maior globalmente, mas caiu para o 36º lugar.

Resta saber se as maiores empresas do mundo em 2022 manterão seus lugares no topo este ano ou enfrentarão condições mais desafiadoras pela frente.