Novo recurso do Google Lens permite fazer pesquisas visuais sem trocar de app; a seguir, entenda a novidade e saiba para quais dispositivos ela estará disponível
O Google acaba de anunciar novos recursos com inteligência artificial (IA) para facilitar as buscas pelo celular. O principal deles é o “Circule para Pesquisar”, que permite encontrar informações sobre um objeto específico em uma imagem ou vídeo sem trocar de aplicativo. Com a novidade, ao se deparar com um modelo de roupa no Instagram ou um instrumento musical no YouTube, por exemplo, os usuários podem apertar o botão Home e depois circular ou destacar as peças desejadas para pesquisá-las no Google Lens. O Circle to Search (nome em inglês da novidade) será lançado em 31 de janeiro, a princípio apenas para dispositivos Android de última linha (Pixel 8, Pixel 8 Pro e Galaxy S24).
Além do Circule para Pesquisar, a big tech também divulgou que otimizou suas pesquisas multimodais pelo Google Lens. Desde 2022, é possível adicionar perguntas textuais às buscas com imagens, mas agora a ferramenta responderá às dúvidas dos usuários com inteligência artificial. A novidade, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos por meio do Search Labs. O Google ainda anunciou que o modelo de linguagem Gemini estará disponível de forma nativa em alguns aplicativos da Samsung no Galaxy S24, que também está sendo lançado nesta terça (17).
Circule para Pesquisar: veja o que a novidade do Google é capaz de fazer
Todos os usuários já viram um conteúdo nas redes sociais e ficaram curiosos sobre algum objeto específico presente na imagem ou no vídeo, mas não sabiam como pesquisar sobre ele. Com o surgimento do Lens, já era possível tirar print da tela e pesquisar pela mídia no aplicativo do Google para saber mais informações sobre essa peça ou até onde a comprar, embora esse procedimento fosse pouco prático. Agora, com o Circule para Pesquisar, os internautas não precisarão nem mesmo trocar de app para buscar pelo item, já que o recurso funcionará mesmo quando outras aplicações estiverem abertas em primeiro plano.
O Circle to Search materializa um desejo antigo dos usuários — o de pesquisar qualquer coisa a qualquer momento. Para usar a nova função do Google, bastará pressionar por um tempo o botão Home do Android e, depois, circular ou riscar o objeto que você deseja pesquisar. Depois de acionada, a ferramenta ainda permitirá que o internauta faça uma pergunta textual para complementar a imagem, o que pode ser bastante útil para atribuir um contexto à mídia. A seguir, veja o funcionamento do Circule para Pesquisar.
No GIF acima, é possível perceber o acionamento do recurso em uma rede social de vídeos. Note que, ao circular os óculos escuros, a ferramenta do Google reconhece o objeto de forma automática por meio de inteligência artificial e, instantaneamente, exibe produtos similares em lojas virtuais. Abaixo, outro GIF mostra que não é obrigatório circular, também sendo possível apenas riscar ou “desenhar” sobre o item para que a IA o reconheça.
Após identificar o objeto, você também pode fazer alguma pergunta escrita para contextualizar a sua pesquisa. Dessa forma, a ferramenta utiliza sua tecnologia multimodal, que é capaz de interpretar diferentes tipos de linguagens (tanto a imagem quanto o comando), para dar resultados.
Por fim, mas não menos importante, o Circule para Pesquisar também serve para identificar e fazer buscas a partir de textos em imagens estáticas ou vídeos. No exemplo abaixo, o demonstrador riscou a palavra desejada “Thrift” e, no mesmo instante, recebeu informações sobre o termo.
A novidade está prevista para vir ao mundo em 31 de janeiro, mas apenas para celulares Android de última linha, ou seja, Pixel 8, Pixel 8 Pro e Galaxy S24 Series. Ainda não há informações sobre quando o recurso chegará ao iPhone (iOS).