Erro no Software da Crowdstrike Gera Apagão no Windows e Para Aeroportos

Problemas no Crowdstrike resultaram na Tela Azul da Morte em PCs com Windows em todo o planeta, derrubando diversos serviços

Usuários do Windows estão se deparando com a infame Tela Azul da Morte após uma grande falha no provedor de cibersegurança da Crowdstrike. O problema é sério e está atingindo usuários do serviço de forma massiva em todo o planeta.

Entre os impactados estão serviços de linhas aéreas, bancos e até a mídia – como a Sky News, que teve suas transmissões comprometidas com o problema. A falha que afeta o sistema operacional da Microsoft mantém o loop da “BSOD” e sem forma aparente de escapar dele – o que causou diversas reclamações e fúria nas redes sociais.

A Crowdstrike afirma que houve um erro na última atualização de seu software de proteção “Falcon”, que pode ser a causa da Tela Azul da Morte que está ocorrendo em diversos PCs com Windows em todo o mundo. Eles também publicaram uma solução temporária para o problema, com os passos descritos abaixo:

Passos para a solução temporária:
1. Faça o Boot no Windows no Modo de Segurança ou via Windows Recovery Environment;
2. Navegue para o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike
3. Localize o arquivo “C-00000291*.sys” e o delete.
4. Faça o Boot no servidor normalmente

O caos com a Tela Azul da Morte do Windows

Ainda que a Crowdstrike esteja tentando reverter a situação e providenciou uma medida temporária para reduzir os impactos, a Tela Azul da Morte do Windows já provocou diversos problemas e não há previsão para que a situação volte ao normal.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como a American Airlines, United e Delta tiveram de paralisar todos os seus voos hoje cedo. No Brasil, já vemos diversas reclamações de usuários que não conseguem acessar suas contas nos apps de bancos.

Nem mesmo a bolsa de valores escapou da Tela Azul da Morte do Windows, como a de Londres que teve suas atividades interrompidas até o problema ser solucionado.

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas considerando que se tornou um problema global, é possível que já estejam trabalhando ao lado da Crowdstrike para solucionar o erro o quanto antes.