Microsoft e dona do ChatGPT juntas? Empresas planejam projeto de US$ 100 bilhões, diz reportagem; veja detalhes

Microsoft e OpenAI planejam supercomputador de IA em projeto de 100 bilhões de dólares.

Microsoft e OpenAI estão desenvolvendo um ambicioso projeto de data center, cujo custo pode chegar a 100 bilhões de dólares, e que contará com um supercomputador de inteligência artificial denominado “Stargate”, conforme revelado por uma reportagem na última sexta-feira.

Segundo informações do The Information, a Microsoft provavelmente assumirá a responsabilidade pelo financiamento do projeto, que é estimado em um valor 100 vezes superior ao de alguns dos maiores data centers existentes atualmente. A reportagem cita fontes envolvidas em discussões internas sobre a proposta.

A próxima grande atualização de inteligência artificial da OpenAI está prevista para o início do próximo ano, e os executivos da Microsoft almejam lançar o supercomputador Stargate até 2028, de acordo com o relatório.

Localizado nos Estados Unidos, o supercomputador proposto será a maior instalação de uma série de centros de dados que as empresas planejam construir ao longo dos próximos seis anos.

O The Information mencionou que a projeção de 100 bilhões de dólares foi fornecida por uma pessoa que discutiu o tema com Sam Altman, CEO da OpenAI, e outra que teve acesso às estimativas iniciais de custo da Microsoft, sem revelar as identidades dessas fontes.

Altman e representantes da Microsoft dividiram o desenvolvimento dos supercomputadores em cinco etapas, sendo o Stargate a quinta fase. Atualmente, a Microsoft está trabalhando em um supercomputador menor, correspondente à quarta fase, com previsão de lançamento em 2026.

As empresas encontram-se agora na terceira fase do plano, e os custos das próximas duas etapas estão fortemente ligados à aquisição de chips de IA necessários, segundo a reportagem.

Frank Shaw, porta-voz da Microsoft, afirmou à publicação que a empresa está constantemente planejando novas inovações de infraestrutura para expandir ainda mais as capacidades da inteligência artificial.

Os custos totais desse empreendimento podem ultrapassar 115 bilhões de dólares, um valor que representa mais de três vezes o investimento da Microsoft no ano passado em servidores, prédios e outros equipamentos, conforme o relatório.